quinta-feira, 1 de março de 2012

Para início de conversa...

Estamos vivendo um tempo em que os sociologos classificam como pós-modernidade. Neste contexto não existem valores absolutos, cada um faz o que achar melhor.

Ao percebermos este contexto onde impera o relativismo religioso, moral e ético surge a necessidade de refletirmos sobre a ética cristã. Onde ela se sustenta? Quais seus fundamentos? Eles podem efetivamente nortear a práxis cristã na contemporaneidade?

Todos os dias enfrentamos situações que nos obrigam a tomar decisões, percebemos então que as decisões que tomamos são importantes e significativas.

O ser humano sempre procurou responder as indagações que estão intimamente ligadas a moral e a ética.O que devemos fazer nesta situação? Como devemos agir? Qual a melhor maneira para vivermos?

Todas as buscas para procurar responder as inquietações do coração humano só têm uma razão, o homem foi criado por Deus e por isso deve viver seus dias na presença Dele. Deus tem preferências e ele pré-estabeleceu de que forma devemos viver. Isso implica em atitudes que devemos ter, e outras que devemos rejeitar.

De acordo com Grez (2006,p20) "Embora todos vivamos na presença de Deus, muitos desconhecem ou preferem ignorar esse fato". Pois se não existe um ser transcedente e imanente, Criador e sustentador de todas as coisas, então não existe alguém a quem precisamos prestar contas, logo o que importa é o aqui e agora.

Este é o pensamento basilar do relativismo contemporâneo, é o que sustenta a ausência de valores absolutos, outra caracteristica desta cosmovisão humanista é o hedonismo desenfreado, a busca frenética pelo prazer, por uma fruição pessoal que deve ser satisfeita imediatamente, independente do sentimento do outro, de conceito moral ou de valores éticos.

Diante deste contexto contemporâneo evidencia-se a importância de um posicionamento ético-cristão, suscitando uma reflexão dialética sobre qual deve ser o posicionamento do cristão e da igreja de Jesus Cristo na sociedade atual.

Este sem dúvida um grande desafio para nós cristãos, não podemos ficar estagnados vendo nossa sociedade ser destruída por uma cosmovisão destorcida.

Destarte, é imprescindível um retorno as Sagradas Escrituras, pois só assim poderá haver um soerguimento da cosmovisão-bíblico-cristã.

Sendo assim convido você para juntos refletirmos sobre nosso papel como sal da terra e luz do mundo, nesta sociedade onde estamos inseridos.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog amiga, que Deus te use a cada dia mais, através de suas palavras, sua vida, seu exemplo, como canal de benção para esta geração. Sou sua fã.

    ResponderExcluir