terça-feira, 3 de abril de 2012

Vamos Conversar? Por Kátia Cleone Neves.

São poucas as pessoas que tem uma boa comunicação, na maioria dos casos conversar pode ser uma tarefa bastante difícil.


Por isso precisamos aprender a estimular a comunicação. Assim como o amor precisa ser cultivado, a comunicação interpessoal precisa ser aprimorada.


Muitos problemas seriam mais facilmente resolvidos se estivessemos dispostos a conversar abertamente sobre nossos conflitos, anseios, frustrações, desejos e sentimentos...


A comunicação é bilateral, pois tem a participação daquele que fala e daquele que escuta. Salomão escreveu: "A palavra dita a seu tempo qual boa ela é" Pv 25.11.

Aquele que fala deve falar as palavras certas, no tom certo e no lugar certo. Muitas vezes queremos dizer tudo o que nos vem a mente sem refletir-mos, e ainda nos julgamos sinceros, mais esta sinceridade pode se tornar grosseria, ferindo profundamente o ouvinte.


A Palavra de Deus nós diz que na nossa língua está o poder de vida e de morte. Com a nossa boca podemos contribuir para a edificação dos nossos relacionamentos: Conjugal, pais e filhos, amigos, irmãos em cristo, enfim todos os relacionamentos interpessoais; ou podemos matá-lo.


Também é preciso aprender-mos a ouvir. Ouvir é muito mais do que escutar o que o outro está falando, é mostrar-se interessado.


Muitas pessoas reclamam que em seu relacionamento conjugal não são ouvidas, não recebem atenção quando estão falando, isso machuca, faz a pessoa se sentir menosprezada como se o que estivesse para compartilhar fosse insignificante.


Daí surgem as barreiras, e fica ainda mais difícil conversar sobre assuntos mais importantes como por exemplo, os sentimentos com relação a vida sexual.

 

As pessoas criam barreiras defensivas que devem ser ultrapassadas, se não levar-mos em conta estas dificuldades a comunicação permanecerá truncada.


Comece a exercitar a comunicação, valorize as pessoas que convivem com você. Pergunte como ela se sente, desejando verdadeiramente ouvir o que ela tem a dizer, elogie, incentive suas atividades espirituais, valorize e compartilhe dos seus sonhos...

 

Ver como o outro vê, e sentir o que o outro sente, é o grande segredo que quebra as barreiras do tempo, da linguagem e dos sentimentos.


Devemos pedir a Deus sabedoria para solidificar os alicerces dos nossos relacionamentos interpessoais.


Lembre-se:

É bom falar, mais é ainda melhor ouvir.

Aprenda a ouvir com o coração aberto e a mente desarmada.

Invista nos seus relacionamentos interpessoais.

Faça a sua parte e com toda certeza Deus fará a Dele!

3 comentários:

  1. Gostei do seu texto, e concordo com tudo, temos que nos comunicar para nos entendermos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, conteúdo muito edificante. Já sou seu seguidor.

    ResponderExcluir
  3. Olá David, obrigado pelo carinho. Que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir